CONHEÇA LAGUNA.

CONHEÇA LAGUNA.

VENHA CONHECER LAGUNA.

 

Resultado de imagem para FONTE DA CARIOCA FONTE DA CARIOCA:  Dizem que quem bebe da água da Fonte da Carioca, em Laguna, um dia voltará à cidade. A crença é antiga, assim como dizem também a pessoa recebe o poder da juventude. O lugar vale a visita, pois é de arquitetura antiga. Para ter ideia, o prédio foi construído em 1863, foi ampliado em 1906 e restaurado em 1990.

Resultado de imagem para CASA ANITA GARIBALDE O Museu Casa de Anita é um museu existente da cidade brasileira de Laguna, no sul do estado de Santa Catarina. Trata-se de uma edificação datada de 1711 onde Anita Garibaldi, já no ano de 1835, vestiu-se para o seu primeiro casamento com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. A edificação foi restaurada na década de 1970 e transformada em relicário histórico.

 

Resultado de imagem para MUSEU E CADEIA ANITA GARIBALDE MUSEU ANITA GARIBALDE:

A construção do Paço do Conselho foi iniciada em 1735, foi terminada no final do século XVIII, seu alicerce e paredes foram erguidos com areia, pedras e cal, oriundo dos sambaquis, onde as conchas foram trituradas e misturadas com o barro. O prédio é um dos monumentos mais antigos do sul do Brasil.

 

Conhecido como Edifício de Câmara e Cadeia, abrigava no piso superior a Câmara de Vereadores e no térreo, o corpo da Guarda Municipal. Foi na Câmara que se proclamou a República Catharinense Livre e Independente (1839). Com o surgimento, no Rio Grande do Sul, do movimento dos farrapos contra a monarquia, ocorre em 1836, a Proclamação da República Rio Grandense, e a necessidade de um porto marítimo contribuí para a tomada da Vila de Laguna, em Santa Catarina.

 

No dia 22 de julho de 1839, as forças farroupilhas, com a ajuda de Giuseppe Garibaldi (1807 – 1882), político e militar revolucionário italiano, tomaram a Vila e proclamaram a República Juliana. O fato ocorreu no prédio da Câmara, hoje museu Anita Garibaldi, na frente do espaço tem uma estátua de bronze em homenagem a heroína. Com o passar dos anos ele foi abandonado, algum período ocupado por departamentos municipais, inclusive a biblioteca. Em 1949, o prédio voltou a ser utilizado, definitivamente como Museu Anita Garibaldi, onde encontra-se nesta edificação desde 31 de julho de 1949.

 

O espaço guarda um acervo eclético, destacando-se peças de alto valor arqueólogo encontradas nos sambaquis da região, também de grupos indígenas que viveram na região. Outros objeticos relacionadas à formação sócio-cultural lagunense, como peças de porcelanas, utensílios domésticos e móveis podem ser visitados. Também objetos pertencentes ao Jerônimo Francisco Coelho, considerado pai da imprensa de Santa Catarina. O acervo discográfico e a gaita de Pedro Raymundo, músico popular das décadas de 50 e 60, estão no local. 

 

Resultado de imagem para CASA PINTO ULYSSEA CASA PINTO D'ULYSSÉA: Na parte norte do Centro Histórico, ao pé do morro da Fonte da Carioca, uma casa branca e janelas azuis, com azulejos pintados a mão, leva o visitante para uma cidade portuguesa do século XVIII. A popular casa Pinto D'Ulysséa tem as características da arquitetura de uma Quinta portuguesa, nome destinado para residências localizadas no campo. A história da residência remonta ao romance do violonista português Joaquim Pinto de Ulysséa com Alexandrina Dias de Pinto, filha de João Pinho, morador de Laguna. No ano de 1846, o violonista chega a Laguna, por saber ler e escrever, se destaca na Vila, em pouco tempo torna-se um influente comerciante e sua casa uma das mais tradicionais da cidade. A residência foi um presente de casamento da família ao casal, que reformou e ampliou o espaço. Primeira residência em Laguna com água encanada. Atualmente, o local abriga departamentos municipais, tem um pequeno museu também.

 

ALÉM DESTES PONTOS TURÍSTICO TEM OUTROS: PEDRA DO FRADE, FAROL DE SANTA MARTA, MORRO DA GLORIA, CENTRO HISTÓRICO AS PRAIAS E MUITO MAIS.